Inscrições abertas para cursos de capacitação profissional na área elétrica

Iniciativa da Prefeitura de Hortolândia com o Sebrae visa estimular retomada econômica no pós-pandemia

O avanço da vacinação contra a COVID-19, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, possibilita o retorno gradativo de várias atividades. Para estimular a retomada econômica do município no período pós-pandemia, a Administração Municipal, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), promove dois cursos para pessoas que buscam novos horizontes profissionais ou aperfeiçoar conhecimentos. Os cursos são “Aprenda a desenvolver projetos elétricos” e “Aprenda a realizar manutenção em instalações elétricas”. São 16 vagas disponíveis para cada curso. Os inscritos deverão ter 75% de presença para receber o certificado. As aulas são on-line ao vivo. Os cursos integram o programa “Hortolândia Empreendedora”, da Prefeitura, que oferece capacitação para os setores econômicos mais afetados pela pandemia do Coronavírus. Confira abaixo os cursos.

PROJETOS ELÉTRICOS    

O curso “Aprenda a desenvolver projetos elétricos” terá duas turmas. A primeira será entre os dias 16 a 23/11. Já a segunda acontecerá entre os dias 22 a 26/11. As aulas das duas turmas serão das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK.

O curso visa capacitar os participantes a avaliar, dimensionar e projetar padrão de entrada de baixa tensão de acordo com as exigências da empresa concessionária. Eles também aprenderão a levantar adequadamente as cargas da unidade consumidora, aplicando os fatores de demanda para especificação de todos os componentes, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente.

O conteúdo abordará itens como dispositivos regulamentadores e normas técnicas, recomendações de segurança, ligações aéreas e subterrâneas, aterramento e dispositivos de proteção, entre outros.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

O curso “Aprenda a realizar manutenção em instalações elétricas” terá a Turma 1 entre os dias 22 a 29/11, com aulas das 13h30 às 17h30. Já a Turma 2 será entre os dias 23 a 30/11, com aulas no horário das 18h às 22h. Os interessados devem se inscrever por meio deste LINK

Os participantes aprenderão a prestar serviços de manutenção preventiva e corretiva em instalações elétricas residenciais e comerciais, de acordo com normas técnicas ambientais, de qualidade, segurança e saúde no trabalho. O conteúdo abordará temas e itens como manutenção preventiva x corretiva, segurança em serviços de manutenção elétrica em baixa tensão (conceitos da NR, Norma Regulamentadora, – 10), diagramas elétricos (Unifilar, Multifilar e Funcional), entre outros.

Categoria:Hortolândia Noticias

Deixe seu Comentário