Aula inaugural no Polo Hortolândia da Univesp, no próximo dia 24, também terá arrecadação de alimentos

Trote Solidário de 2022, que se encerraria nesta quinta-feira (11/08), com a recepção aos calouros de Negócios e Produção, foi estendido para mobilizar maior número de alunos

Para mobilizar maior número de estudantes que ingressam neste semestre na instituição, o polo Hortolândia da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) estendeu a duração do Trote Solidário 2022, que se encerraria na noite desta quinta-feira (11/08), com a recepção aos calouros do Eixo de Negócios e Produção. Durante a aula inaugural, marcada para as 19h do próximo dia 24 deste mês, também haverá arrecadação de alimentos e artigos para animais de estimação. Segundo a orientadora do polo Hortolândia, Viviane Cardoso da Silva, nos dois primeiros dias foram coletados 26 kg de alimentos, a maior parte feijão, arroz e macarrão, e 2,5 quilos de ração, seis vasilhas e duas roupas para cachorros. A instituição de ensino superior, vinculada à rede pública do Estado de São Paulo, instalou-se no município com o auxílio da Prefeitura.

Nesta quinta-feira (11/08), acontece o terceiro dia de acolhimento presencial aos calouros,  a partir das 19h, na sala 12, com coleta de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, leite em pó, macarrão, óleo, dentre outros) e de doações para pets (ração, vasilhas, cobertas e outros itens). Os alimentos serão destinados ao Banco de Alimentos de Hortolândia, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que beneficia famílias carentes atendidas por instituições cadastradas junto à Administração Municipal. Já os artigos animais serão repassados à ONG Like Bichos, que recolhe animais abandonados na cidade. 

Para a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, a ação é muito bem-vinda. “Esse tipo de ação, de iniciativa dos alunos, é extremamente importante, porque o trote é a recepção dos novos alunos. É uma forma que o alunado se organiza a fazer essa recepção, essas boas-vindas, e aí junta uma ação solidária, nessa arrecadação dos alimentos. É muito importante ter ações como essa”, afirma a gestora.

Com a ampliação do Trote, quem não passar pelo polo nesta semana terá mais uma oportunidade de contribuir com a campanha. Além da doação dos itens, na aula inaugural, haverá palestra sobre “Relações sociais e interpessoais na formação de estudante da EAD”, com a Profa. Dra. Nima Spigolon, da FE (Faculdade de Educação) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento contará ainda com a presença das pedagogas e egressas da Univesp, Edneia da Silva Maccari Araújo e Juliana Rocha de Freitas. Está prevista a entrega de mimos aos agora ingressantes na universidade.

As aulas da Univesp acontecerão na modalidade virtual, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), mas preveem encontros presenciais no polo Hortolândia para a realização de avaliações do primeiro e do segundo bimestres, bem como de eventuais exames e atividades avaliativas. O polo está localizado dentro da ETEC de Hortolândia (Centro Paula Souza), na Rua Capitão Lourival Mey, 750, Jardim Santana, e funciona, das 8h às 17h. O telefone é (19) 3865-3038. É possível também entrar em contato pelo e-mail viviane.csilva@polo.univesp.br.

Ao todo, no processo seletivo de 2022, foram disponibilizadas para o polo Hortolândia 240 vagas, 80 por eixo, segundo informações enviadas à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os três eixos oferecem os seguintes cursos: em Computação (Engenharia da Computação, Tecnólogo em Ciências de Dados ou Tecnólogo em Tecnologia da Informação); em Licenciaturas (Pedagogia, Matemática ou Letras) e em Negócios e Produção (Engenharia de Produção, Administração ou Tecnólogo em Processos Gerenciais).

Saiba quem é a Profa. Dra. Nima Spigolon

Nima Spigolon é doutora em Educação, área de concentração Ciências Sociais na Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pedagoga e Bacharel em Administração. Professora da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora e pesquisadora do GEPEJA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos) e pesquisadora do GPPES (Grupo de Pesquisas em Políticas, Educação e Sociedade), ambos da Faculdade de Educação da Unicamp. Membro Associado da ALB (Associação de Leitura do Brasil) e da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação); Membro da ABRESC (Academia Brasileira de Escritores), ALAMI (Academia de Artes, Letras e Música de Ituiutaba); UTOPIA (União de Escritores da Língua Portuguesa); ACLEMOD (Associação de Cultura, Literatura e Educação de Quirinópolis). Atua principalmente com os temas de: Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire e Elza Freire, Formação de professores, Políticas Públicas, Ditadura e Exílio brasileiro.

Confira a grade de programação, com atividades alternadas, virtuais e presenciais:

11/8, quinta-feira, às 19h

VIRTUAL:

Aula inaugural do Eixo de Computação com a participação da Prof Higor Amario de Souza e, como convidado, o engenheiro de Computação e empreendedor na Indústria de Tecnologia da Informação e Digital, Cesar Gon: https://youtu.be/09aJ0hDxyVk.

PRESENCIAL:

Recepção dos Estudantes do Eixo de Negócios e Produção.

Orientadora de Polo: Viviane Cardoso da Silva

Estudantes da Engenharia de Produção 2018: Bianca Baraccat e outros estudantes a confirmar.

Categoria:Famosos

Deixe seu Comentário