Apresentação será neste domingo (09/11), às 16h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda; espetáculo integra a Semana Cultural promovida pela Prefeitura
Agora Hortolândia tem seu próprio grupo de teatro, criado pela Prefeitura. É a Caravana Fagulha. A trupe fará sua estreia nos palcos com a peça “Sacra Folia”. A apresentação será neste domingo (09/11), às 16h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A classificação indicativa é livre. O espetáculo encerra a programação da Semana Cultural deste mês, promovida pelo município.
O grupo é formado por 12 alunos do curso de Iniciação Teatral Adulto, ministrado na Escola de Artes Augusto Boal pela Secretaria de Cultura, sob orientação do professor e diretor Shita Yamashita.
De acordo com a Secretaria de Cultura, o grupo foi criado com a proposta de representar a produção de teatro desenvolvida pelo município, democratizar o acesso da população a essa linguagem artística e, assim formar público.
Ao compor o grupo com alunos, o objetivo da secretaria é que a companhia sirva de inspiração para que outras pessoas também se interessem em fazer teatro. Os 12 alunos que integram o grupo foram selecionados por terem se destacado no curso de teatro.

Ainda por meio do grupo, a Secretaria pretende apresentar a produção dos alunos em outras cidades e representar Hortolândia em festivais de teatro
O grupo é fruto do investimento que Hortolândia realiza na cultura para formar novos talentos. A Caravana Fagulha é o terceiro grupo artístico a ser criado pela Prefeitura. Os outros dois grupos são musicais: Nova Banda Jovem, que se apresentou na Semana Cultural com Fauzi Beydoun, vocalista do grupo Tribo de Jah, neste sábado (08/11) e Banda dos Piticos.
ESTREIA
Para despertar nas pessoas o interesse pelo teatro, o grupo fará sua estreia com a peça “Sacra Folia”.
O espetáculo é uma comédia em formato de auto natalino. A história narra a fuga da Sagrada Família, José e o menino Jesus, que são perseguidos pelo rei Herodes, sua esposa Boracéia e o Diabo. Para fugir de Herodes, a sagrada família vem para o Brasil, onde recebe a ajuda de João Teité e Matias Cão, dois personagens criados pelo renomado dramaturgo paraense Luís Alberto de Abreu, autor da peça.
A trama mistura elementos do sagrado e do profano, além de trazer humor e crítica social. A peça é uma reflexão sobre a luta pela sobrevivência e a busca por justiça em meio às adversidades.
Após a estreia, o grupo deverá apresentar a peça em escolas da cidade por meio do projeto “Meu primeiro espetáculo”, que a Secretaria de Cultura irá realizar em 2026, com o objetivo de levar a cultura para os bairros, descentralizar o fazer cultural e trabalhar a formação de público teatral.
Em todos os eventos da Semana Cultural, a população pode doar alimentos não perecíveis. As doações são destinadas para o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura.
Serviço – estreia do grupo Caravana Fagulha com a peça “Sacra Folia”:
Data: 09/11
Horário: 16h
Local: Teatro Elisabeth Keller de Matos (Unidade Cultural Arlindo Zadi)
Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda
Espetáculo “Sacra Folia”:
Texto: Luis Alberto de Abreu
Direção: Shita Yamashita
Sonoplastia e iluminação: André Santos
Realização: Secretária de Cultura
Elenco:
José: Leonardo Barbosa
Maria: Jéssica Lino
Anjo Gabriel: Larissa Carpe
Herodes: Lucas Santos
Boraceia: Letícia Amorim
Diabo: Kaylon Horohiva / Jaqueline Paixão
Soldado: Sidarta Bardou
Mateusa: Micaellem Santana
Matias Cão: João Lincoln
João Teité: Ana Luyza
